Qual a diferença entre Psicanalista, Psicoterapeuta Holístico e Psicólogo?

Você já se perguntou qual é a diferença entre um psicólogo, um psicanalista e um psicoterapeuta holístico? Embora esses profissionais trabalhem na área da saúde mental, eles têm abordagens e formações distintas. Neste artigo, vamos explorar as definições, papéis e a educação necessária para cada um deles.

Definição de Psicólogo:

Um psicólogo é um profissional com formação acadêmica em psicologia, uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Eles aplicam métodos científicos para entender e tratar problemas psicológicos. Os psicólogos utilizam uma variedade de abordagens terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, a terapia humanista e a terapia psicanalítica, dependendo das necessidades do cliente.

Papel de um Psicólogo:

Os psicólogos desempenham um papel fundamental na avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais e emocionais. Eles trabalham em diversos contextos, incluindo clínicas, hospitais, escolas, empresas e instituições de pesquisa. Além disso, eles podem fornecer aconselhamento, terapia individual e em grupo, psicoterapia e intervenções para melhorar a saúde mental.

Educação e treinamento para psicólogos:

Para se tornar um psicólogo, é necessário obter um diploma de graduação em psicologia, seguido de um programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado). Após a conclusão da formação, os psicólogos devem ser licenciados pelo órgão regulador do seu país e podem buscar especializações em áreas como psicologia clínica, psicologia escolar, psicologia organizacional, entre outras.

Definição de um Psicoterapeuta Holístico :

Os psicoterapeutas holísticos têm uma abordagem mais ampla, considerando não apenas a mente, mas também o corpo e o espírito. Os terapeutas holísticos são especializados em auxiliar as pessoas a superar desafios emocionais, psicológicos ou relacionados à saúde mental mediante a uma abordagem complementar, seja ela energética, espiritual, aromática…

Papel de um Psicoterapeuta Holístico :

O papel de um Psicoterapeuta holístico é auxiliar os clientes a entenderem e superarem problemas emocionais, comportamentais ou relacionais. Eles utilizam uma variedade de técnicas terapêuticas complementares para auxiliar na melhoria do bem-estar do corpo, mente e alma de seus clientes.

Educação e treinamento para Psicoterapeuta holístico:

A educação e treinamento para se tornar Psicoterapeuta holístico variam amplamente, dependendo da instituição. A formação leva de 3 a 9 meses no caso da Faculdade Terceira Visão que tem CBO em conformidade. É importante verificar as credenciais e qualificações de um terapeuta antes de iniciar o tratamento, o ideal é que as credenciais e qualificações sejam reconhecidos por órgãos máximos na educação como, por exemplo, o MEC.

Definição de Psicanalista:

Um psicanalista é um profissional que se baseia na teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud. Essa abordagem se concentra na exploração do inconsciente e na análise dos processos mentais subjacentes. Os psicanalistas usam a terapia psicanalítica para auxiliar os clientes a entenderem e resolverem conflitos emocionais e psicológicos profundos.

Papel de um Psicanalista:

O papel de um psicanalista envolve a análise profunda dos processos mentais do cliente, a interpretação dos sonhos e a exploração de experiências passadas para identificar os padrões que podem estar afetando o presente. A terapia psicanalítica é um processo demorado e intensivo, que visa a mudança profunda.

Educação e treinamento para Psicanalistas:

Para se tornar Psicanalista é preciso fazer apenas um curso livre, em instituições que tenham reconhecimento do curso, como a Faculdade Terceira Visão.  E não há pré-requisitos, qualquer pessoa pode realizar independente da escolaridade. O tempo de duração do curso varia conforme a instituição, mas leva em média de 6 a 12 meses para conclusão.

Embora os psicólogos, psicoterapeutas holísticos e psicanalistas compartilhem o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar, eles têm formações, abordagens terapêuticas e áreas de especialização diferentes. A escolha entre esses profissionais depende das necessidades individuais do cliente e da abordagem terapêutica desejada. É importante pesquisar e escolher um profissional, que seja adequado para atender às suas necessidades específicas e garantir o melhor cuidado possível para a sua saúde mental.