Desde 1998 formando novos terapeutas Mais de 75 mil alunos formados Mais de 20 países atendidos Mais de 100 cursos disponíveis Há mais de 25 anos formando terapeutas

A Busca por Propósito: Mulheres Transformando Feridas em Força Profissional

Alusivo ao mês das MULHERES, neste artigo exploramos a profunda conexão entre as escolhas profissionais das mulheres e suas experiências familiares, revelando assim, como as carreiras são frequentemente escolhidas como uma forma de curar feridas passadas ou preencher vazios emocionais. 

A Essência da Busca por um Propósito

A busca por um propósito transcende a mera seleção de uma carreira; ela se aprofunda nas raízes de nossa existência, e desta forma, entrelaçando com as fibras mais íntimas de nossa história pessoal e familiar. Muitas mulheres, ao longo de suas jornadas, descobrem que essa procura é mais do que uma questão de interesse ou habilidade. É um chamado que ressoa com as experiências, lutas e triunfos de suas famílias, moldando suas escolhas profissionais de maneiras profundamente significativas.

O Reflexo das Experiências Familiares nas Escolhas Profissionais

Podemos citar, por exemplo, advogadas, que frequentemente se encontram na linha de frente da busca por justiça, não apenas como uma profissão, mas como uma missão pessoal para corrigir as injustiças que ecoam através de suas histórias familiares. Essa motivação não deriva de livros ou leis, mas do coração pulsante de suas próprias vidas, onde o desejo de justiça se torna quase palpável.

Da mesma forma, terapeutas e psicólogas muitas vezes trilham seus caminhos profissionais impulsionadas pelo desejo ardente de curar feridas emocionais – feridas estas que elas próprias testemunharam em seus entes queridos. Sendo assim, sua vocação nasce não somente de estudos acadêmicos, mas de um compromisso profundo em aliviar o sofrimento que lhes é tão familiar.

Assim como no universo da beleza, profissionais se dedicam a realçar a autoestima de suas clientes, um reflexo, talvez, da ausência de reconhecimento e cuidado que observaram nas mulheres de suas próprias famílias. Desta forma, elas buscam preencher esse vazio, oferecendo não apenas serviços, mas também afirmação e valorização.

Já na área da saúde, médicos e enfermeiros se entregam ao cuidado da vida com uma dedicação que, muitas vezes, tem raízes na dor da perda ou na consciência da fragilidade humana, vivenciadas dentro de casa. Elas escolhem lutar contra o que antigamente lhes causou dor, armadas com conhecimento e compaixão.

O Verdadeiro Amor pela Profissão

Este amor pela profissão, enraizado em experiências pessoais, é o verdadeiro amor que liberta. Ademais, ele nos permite honrar nossas histórias e, ao mesmo tempo, escrever nossos próprios capítulos, transformando heranças dolorosas em fontes de força e determinação. 

Este é o amor que vê, que transforma e que nos eleva.

No entanto, é fundamental reconhecer que, às vezes, nos encontramos presas a um amor diferente – um amor que sacrifica, que nos prende a padrões familiares e nos distância da prosperidade e do pleno desenvolvimento de nossas capacidades. Este amor, enredado em expectativas e ciclos repetitivos, pode nos manter distantes de nossa verdadeira essência e potencial.

A Importância do Autoconhecimento e Autenticidade

Assim, nos deparamos com um convite à reflexão profunda: será que nossos talentos e inclinações surgem espontaneamente, ou são eles ecos das narrativas de nossa família? 

Ao examinarmos nossas escolhas, percebemos que nossa missão de vida pode ser um reflexo de nossas maiores dores, revelando uma lealdade às nossas origens que, às vezes, supera nosso anseio por liberdade.

Neste caso, navegar nesta delicada fronteira entre o amor que eleva e o que aprisiona exige coragem, autoconhecimento e a determinação de buscar um propósito autêntico. Para as mulheres em busca de seu caminho, o desafio é duplo: reconhecer as influências que moldam suas escolhas e, ao mesmo tempo, encontrar a força para trilhar uma jornada própria, autêntica e libertadora. Somente assim poderão alcançar uma realização profissional que não somente ressoe com suas histórias pessoais, mas que também contribua para a construção de um mundo mais justo e piedoso.

O Poder da Autoafirmação Feminina

Quando uma mulher se coloca no seu devido lugar, a vida, como um todo, alinha-se em harmonia. Sendo assim, esse processo de autoafirmação e autoconhecimento é fundamental não apenas para o bem-estar individual, mas também para a dinâmica saudável de todos os que a cercam. No entanto, a jornada para alcançar esse estado de equilíbrio e plenitude pode ser desafiadora, especialmente em uma sociedade que frequentemente impõe múltiplos papéis às mulheres, enquanto sutilmente as incentiva a negligenciar seu próprio eu no processo.

Mulheres desempenham uma variedade de papéis – são mães, esposas, amigas, filhas, empresárias, colaboradoras – mas, paradoxalmente, muitas acabam se esquecendo de si mesmas como mulheres. Esse esquecimento não é meramente um ato de negligência; é um reflexo de uma cultura que, muitas vezes, valoriza as mulheres mais pelos papéis que desempenham para os outros do que por suas próprias identidades e necessidades. Como resultado, muitas mulheres acabam se anulando, acumulando angústias e insatisfações que, mais cedo ou mais tarde, manifestam-se de maneiras destrutivas.

Os sinais de alerta são claros: discussões frequentes em casa, falta de paciência com os filhos, problemas financeiros graves, entre outros. Esses problemas não surgem do nada; eles são sintomas de uma desconexão mais profunda de uma mulher com seu verdadeiro eu, uma indicação de que ela não está ocupando seu lugar de direito no mundo.

Transformação Através da Reivindicação do Espaço Próprio

Por outro lado, quando uma mulher reconhece e reivindica seu espaço, quando ela se permite crescer além das feridas da infância e das expectativas impostas pela sociedade, os resultados são transformadores. A família passa a respeitá-la não apenas pelos papéis que ela desempenha, mas pela pessoa que ela é. Os relacionamentos tornam-se mais leves e gratificantes, a ordem se estabelece no lar, e a prosperidade financeira torna-se uma consequência natural de uma vida vivida com propósito e autenticidade.

O segredo para essa transformação reside na capacidade de uma mulher de olhar para dentro de si mesma, reconhecendo e valorizando sua própria essência além dos papéis externos. É um processo de cura que envolve enfrentar e integrar as experiências passadas, permitindo que elas se transformem em fontes de força e sabedoria.

Reivindicando o Próprio Lugar

Este caminho para a autoafirmação e o crescimento pessoal não é apenas sobre alcançar objetivos externos; é sobre redescobrir a alegria e a satisfação nas experiências cotidianas, é sobre viver com integridade e autenticidade. Quando uma mulher se coloca em seu devido lugar, ela não apenas eleva sua própria vida, mas também serve como um farol de possibilidade e esperança para outras mulheres.

Portanto, é vital reconhecer a importância de se ocupar o próprio lugar no mundo. Não se trata apenas de um ato de autoamor, mas também de um profundo respeito pela vida que cada mulher leva dentro de si. É um convite para todas as mulheres a se reencontrarem, a se redescobrirem e, finalmente, a reivindicarem seu espaço, não apenas por elas, mas por uma sociedade mais equilibrada e harmoniosa.

Nós da F3V, desejamos a você mulher uma vida repleta de luz e prosperidade.

Compartilhar:

Faculdade F3V

Autor e escritor

Siga A Gente No Instagram

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Posts Recentes

  • All Post
  • Constelação Familiar
  • Cursos e formações
  • F3VPlay
  • Institucional
  • Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
  • Profissão
  • Psicanálise
  • Psicoterapia Holística
  • Reiki
  • Terapia Floral
  • Terapia Xamânica
  • Terapias Holísticas
  • Todos
Edit Template

Instituto Terceira Visão

CNPJ: 17.016.253/0001-56

Mais Recentes

  • All Post
  • Constelação Familiar
  • Cursos e formações
  • F3VPlay
  • Institucional
  • Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
  • Profissão
  • Psicanálise
  • Psicoterapia Holística
  • Reiki
  • Terapia Floral
  • Terapia Xamânica
  • Terapias Holísticas
  • Todos