Desde 1998 formando novos terapeutas Mais de 75 mil alunos formados Mais de 20 países atendidos Mais de 100 cursos disponíveis Há mais de 25 anos formando terapeutas

O papel da mãe na constelação familiar

Não poderia ser diferente: para o nosso primeiro artigo do mês de maio, precisávamos falar sobre elas, as nossas mães. Afinal, maio é o mês com um dia especial, o dia em que nos pegamos em uma profunda reflexão sobre nossas mães, pegamos o telefone, e as mandamos alguma mensagem. Com sorte, ainda sobre algum tempo para um abraço. Mas a maternidade, no fundo, é muito maior do que você pode imaginar, e neste artigo nós vamos te mostrar o porquê. Ser mãe não é só receber os parabéns no dia 14: ser mãe é Sistêmico, é holístico. Por isso, é TÃO importante conhecermos qual o papel da sua mãe na Constelação Sistêmica da sua família… Olhe para você mesma, quanto de você vem dela? Essa é uma nova oportunidade que o Universo te concede, em direção a uma harmonização de você perante a sua Ancestralidade. Hoje, você tem a chance de ficar um pouco mais próxima da paz verdadeira.

As 3 ordens do amor

Antes de aprofundarmos no Amor Sistêmico Materno, é muito importante que você conheça as Ordens do Amor, que são as famosas leis que regem toda a Sistêmica Familiar.

Se você já acompanha o nosso blog há algum tempo, com certeza já leu sobre isso… Mas, se você ainda não conhece, pode ficar despreocupada, nós te ajudamos.

1. Lei do Pertencimento

Todo membro familiar pertence ao seu sistema. Cabe ao Constelador identificar o integrante com seu espaço desrespeitado: quem tem sido rejeitado?

2. Lei da Ordem

Depois de assegurado o Pertencimento, cada um tem sua função. Dentro do Sistema, quem tem se eximido de sua função, e causador de desequilíbrio?

3. Lei do Equilíbrio

Há lugares assegurados e funções exclusivas a cada um. Mas, quem está acima? Ninguém. 

Essas leis, são como direcionamentos para identificarmos a influência da Ancestralidade no passado de cada um de nós.

Qual o papel da mãe na família?

Um dos maiores símbolos da nutrição é a placenta. Assim como o pai, a mãe tem o papel fundamental de gerar a vida… Mas, no caso dela, há uma diferença: ela é também aquela que nutre a sua existência.

Não basta nascer, é preciso sentir o calor da alma, transmitido por elas. Para ficar ainda mais claro, separamos uma lista de virtudes que recebemos exclusivamente pelas nossas mães, olha só:

  • Prosperidade
  • Sucesso
  • Amor
  • Acolhimento
  • Merecimento

Claro, à medida que crescemos, o papel das nossas mães vai recebendo mudanças na forma em que é expresso. Quando éramos pequenos, toda a segurança que precisávamos era um abraço apertado, num colo quente e repleto de paz. 

Hoje, crescemos. Mas, ainda assim, existe uma constante que não mudou: nós precisamos dessas mesmas virtudes, e ainda mais delas. O que acontece é que muitos de nós, por orgulhos, desavenças ou traumas, rejeitam a sua própria Ancestralidade, negam seus laços maternos e limitam as virtudes vindas da figura da mãe.

Por isso, precisamos constantemente nos esforçar a um movimento, aquele que nos leva em direção as nossas mães. Somente assim, com uma união profunda, é que estaremos mais próximos de atingir tudo aquilo que este laço divino tem a nos oferecer, desde a prosperidade, até o sucesso.

Quero entender o papel da mãe na constelação familiar!

Brigas e mais brigas, quais as consequências?

Quando estamos na juventude, tendemos a cair em uma areia movediça, uma tentação perigosa: aquela de idealizar as nossas mães como perfeitas.

Tudo bem, você pode estar pensando ‘mas eu nunca imaginei que a minha mãe fosse perfeita!”, mas, sem dúvidas, você a cobrou como se ela fosse. Em algum momento, você exigiu dela muito mais do que existe de si mesma. Em algum momento, você atrelou a ela algum fardo que, na realidade, era seu.

Desavenças maternas são como uma espécie de neblina para a sua alma, que dificulta a contemplação da realidade. Se era a sua mãe quem faria o papel de nutrir a sua prosperidade e o seu sucesso, o que acontece se esse elo está rompido?

A limitação.

Estar em paz com a sua mãe é uma luz que ilumina a vida em meio à neblina do dia a dia. E, pra isso, você precisa olhar para ela da forma certa, como ela verdadeiramente é: com defeitos, mas heróica; repleta de incoerências, mas cheia do amor que te trará a felicidade.

Aceitar o diálogo materno é experimentar um pedaço da paz verdadeira, possibilitando, ainda, o sucesso na sua carreira, a prosperidade financeira e a felicidade maior.

 “Aquele que não tem êxito com a Mãe, também não encontrará êxito na profissão!”

Nós sabemos, é uma luta difícil. É você contra todo um arranjo de ancestrais com uma Sistêmica de rompimentos das leis.

Por um lado, é você, hoje, contra todas as desarmonias do passo. Por outro, é você, buscando o amor e a reconciliação maternos hoje, por todo o amor que existirá nas gerações futuras, graças a você.

Como eu posso honrar melhor a minha mãe

Imagine o seguinte arranjo familiar… Uma mãe sofre violência doméstica pelo marido, um caso dramático. Para a Sistêmica Familiar, um evento extremamente impactante, que rompe, inclusive, com a Lei da Ordem, fazendo com que a figura materna seja inferiorizada.

E, com o tempo, impulsos traumáticos decorrentes dessa violência irão se perpetuar pela Ancestralidade. Os filhos desse casal, por exemplo, terão uma figura materna impactada e pouco expressiva. 

Mas… Como honrar melhor a minha mãe, de forma que eu refaça laços perdidos e reconquiste a nutrição da minha vida, mesmo em casos traumáticos como este?

A resposta é uma só: a ressignificação. 

“Liberto você, querida mãe, de todas as minhas expectativas e exigências que superam o que se pode esperar de uma mulher comum. Recebi suficientemente e já basta. Obrigado. Libero você, querido pai, de todas as minhas expectativas e exigências que superam o que se pode esperar de um homem comum. Eu lhe agradeço.”

Bert Hellinger

A meditação e aceitação do simples fato de que ela veio antes de você já é uma vitória. Foi ela quem, em um primeiro momento, te concebeu a vida e te nutriu do calor humano: agradeça por isso, ressignifique o passado, aceite o presente e transforme o seu futuro.

A gratidão é quem deve te guiar. Gratidão não só pelos bons momentos que você tem na sua memória com a sua mãe, mas, sobretudo, por aqueles momentos que você sequer se lembra, mas que ela estava ali. 

Não a culpe por tudo: o amor que você pode ter sentido falta, muitas vezes, é o amor que ela também não recebeu. É Ancestral. 

Hoje, o Universo te deu a oportunidade de romper o ciclo, aceitar o amor, abraçar a nutrição materna, e encaminhar uma verdadeira e profunda transformação de todo o seu arranjo Sistêmico.

Existência Sistêmica

Se você quiser dar um próximo passo no entendimento do papel materno no sucesso e na prosperidade da sua vida, nós temos um segundo convite para você.

O primeiro, claro, era a leitura deste artigo. Foi denso, foi muito conteúdo. Agora, se você foi capaz de absorver os principais ensinamentos, é um sinal de que a sua alma está apta para ensinamentos mais aprofundados.

No dia 11 de maio, nós faremos um evento especial e gratuito, para você que quer entender a fundo o papel da mãe na Constelação Familiar, e como esses laços implicam no seu sucesso.

Para se inscrever no evento, é só clicar aqui!

Giorgia Bertinatto, nossa professora, te espera para te dar as mãos e verdadeiramente imergir as profundezas da sua alma na Sistêmica Familiar, desvendando traços e mudando o futuro de toda a sua Ancestralidade.

Te esperamos lá, com muita gratidão!

Compartilhar:

Faculdade F3V

Autor e escritor

Siga A Gente No Instagram

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Posts Recentes

  • All Post
  • Constelação Familiar
  • Cursos e formações
  • F3VPlay
  • Institucional
  • Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
  • Profissão
  • Psicanálise
  • Psicoterapia Holística
  • Reiki
  • Terapia Floral
  • Terapia Xamânica
  • Terapias Holísticas
  • Todos
Edit Template

Instituto Terceira Visão

CNPJ: 17.016.253/0001-56

Mais Recentes

  • All Post
  • Constelação Familiar
  • Cursos e formações
  • F3VPlay
  • Institucional
  • Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
  • Profissão
  • Psicanálise
  • Psicoterapia Holística
  • Reiki
  • Terapia Floral
  • Terapia Xamânica
  • Terapias Holísticas
  • Todos