Não chegue perto da Constelação Familiar, eles disseram
“É perigoso”, “é furada”, “é coisa de religião”…
Nós temos certeza que, se você já conhece um pouco sobre Constelação Sistêmica, você também já ouviu algumas dessas frases, por pessoas que ‘se dizem’ entendidas sobre o assunto.
Nesse blog, além de te mostrar o que é a verdadeira Constelação, nós vamos aprofundar o seu conhecimento, com base em alguns pontos práticos super importantes para a sua formação: como ser um terapeuta extraordinário, extraindo as melhores abordagens da Constelação?
A verdade por trás da Constelação Familiar
Antes de tudo, eu quero te passar uma informação super relevante: a Constelação é uma técnica extremamente respeitada e validada por profissionais em diferentes campos. Isso quer dizer, na prática, que ela tem uma base científica para existir, e que os resultados, com clientes, são reais.
“Constelação Familiar não é mágica. É uma chance de ver e aceitar o nosso lugar e nosso papel no nosso sistema familiar. Com a postura certa, nos auxilia a assumir a responsabilidade que nos pertence e assim tomar as atitudes necessárias para caminhar adiante.”
Bert Hellinger
E não é de se estranhar, né? Aqui mesmo no Brasil, a Constelação é uma das 29 técnicas reconhecidas pelo próprio Sistema Único de Saúde, o SUS, como uma Prática Integrativa e Complementar. Isso é para poucas!
De uma forma mais prática, a Constelação Familiar é aquela abordagem que faz com que você olhe para a própria vida e entenda que os seus problemas atuais, no relacionamento, por exemplo, tem reflexos lá atrás, na sua Ancestralidade, nos seus familiares, na sua formação, na sua infância. É a Constelação Familiar quem te mostrará essa abordagem Sistêmica, Holística, e cheia de benefícios como:
- Autoconhecimento profundo: descobrimento próprio, explorando e questionando suas próprias emoções, crenças e padrões de comportamento.
- Identificação e solução de conflitos familiares: a Constelação te permite analisar a dinâmica da sua família e identificar as dinâmicas que precisam ainda serem trabalhadas.
- Cura de traumas e feridas emocionais: sabe aquelas feridas profundas, enraizadas na sua família? Sabe aquela história que a sua avó contou para a sua mãe, que contou para você, de que ‘todo homem trai’? Isso pode ser curado!
- Compreensão da Ancestralidade: padrões, traumas, lealdades invisíveis, tudo isso é transmitido através das gerações, a todos nós. A diferença é que alguns conseguem identificar, curar e romper ciclos negativos, com relacionamentos saudáveis, enquanto outros permanecem reproduzindo as mesmas atitudes dos seus anteriores.
A Constelação Familiar não é só uma teoria. Quando, nos nossos Centros Terapêuticos, pessoas chegam em sofrimento, chorando, com problemas nos relacionamentos, problemas em casa, à beira do divórcio, inquietas com a vida… e nós, como terapeutas, identificamos que a Constelação Sistêmica é a melhor abordagem, isso é grandioso. Tempos depois, essa pessoa se torna grata, de toda a sua alma, pelos benefícios que ela recebeu a partir da Constelação.
Para essas pessoas, que antes sofriam, e hoje superam, a Constelação não é uma farsa, é uma esperança, é amor.
Ancestralidade nos Relacionamentos: Rompendo Ciclos Negativos
Aproveitando o gancho do mês dos namorados, não poderíamos deixar um gancho como esse passar em branco: o amor!
Uma ideia que sempre transmitimos aos nossos alunos é aquela de que, quando entramos em um relacionamento, levamos sempre uma mala, uma bagagem. O problema acontece quando, por despreparo, a nossa bagagem é grande demais, repleta de traumas, inseguranças e travas.
Isso pesa o relacionamento.
Eu, como mulher, começo a me sentir insegura, começo a temer traições, e o relacionamento, que tanto prometia, passa a virar um pesadelo.
É importante sempre nos lembrarmos do seguinte: a maior parte dos problemas dentro de um relacionamento NÃO vêm de desavenças do relacionamento, mas de desavenças INTERNAS de cada um dos parceiros. São problemas que vêm da ancestralidade de cada um!
Esse receio pela infidelidade, essa dificuldade de confiar, possivelmente vem daquela sua avó, que contou para sua mãe, que contou para você, que ‘nenhum homem presta’, que ‘homem nenhum é fiel’. E você cresceu ouvindo isso, cresceu com essa influência Ancestral.
E não é só isso, quando, nas nossas famílias de origem, relações de poder estão desequilibradas, nossos relacionamentos futuros também são afetados. Eu, como mulher, passo a me comportar como mãe do meu marido, querendo ser maior do que ele. Ou eu, como homem, quero me sentir mais importante do que a minha esposa, e isso causa um desastre total.
Se pudéssemos, hoje, perguntar para as pessoas quais os maiores problemas dentro dos seus relacionamentos, as respostas, com certeza, seriam mais ou menos essas:
- Sentimento de desconexão emocional, sem intimidade;
- Dificuldades de confiança com o parceiro;
- Dependência emocional;
- Dificuldade de comunicação, com brigas frequentes e muito orgulho envolvido;
- Busca por parceiros problemáticos;
- Sentimento de estar ‘presa’.
A Constelação, ao contrário da mentira que te contaram, não é macabra: pelo contrário. Ela é a mão que te ajuda a identificar as raízes desses problemas todos. Ela te faz olhar para si mesma, para o seu passado, para a própria Ancestralidade, e entender…
“Poxa, talvez a minha dificuldade em confiar no meu parceiro seja porque as mulheres da minha família sempre sofreram com esse mesmo problema, elas sempre sofreram com infidelidade dos parceiros. Eu cresci assistindo isso, e essa dinâmica me moldou. Hoje, eu sofro com isso. Hoje, eu posso estar perdendo um bom casamento, não por problemas no meu relacionamento, mas por uma bagagem desordenada que eu trouxe dentro de mim!”
Consegue entender a reflexão?
Mais do que identificar essas dinâmicas, a Constelação te dá as ferramentas para interromper os ciclos negativos, que muitas vezes estão nas entrelinhas da sua alma, e criar relacionamentos mais saudáveis, com amor, cuidado e respeito.
Uma luz no fim do túnel
Como terapeuta, você sabe o quão importante é mergulhar, sem receios, nas profundezas do seu Chamado, em conhecimentos que elevam a sua alma. E, depois de tudo o que você aprendeu hoje, você precisa ser uma daquelas poucas pessoas que se dispõem a ajudar as outras com abordagens sistêmicas. Você precisa ser uma daquelas pessoas que vencem a barreira das mentiras, que atravessam a neblina da ignorância, e abraçam a transformação.
Mas, antes de transmitir essa transformação aos outros, você precisa vivê-la.
Imagine como seria se você pudesse compreender os traços da sua ancestralidade, aqueles que te causaram traumas, aqueles que são os responsáveis pela desconexão que você pode ter no seu relacionamento, pela sua insegurança, ela, a criança interior ainda existente em você.
Você sabe, terapeuta, que não basta um estalar de dedos: você precisa das ferramentas certas para conquistar a paz com a sua Ancestralidade e reconstruir, nesse mês dos namorados, um relacionamento saudável, duradouro e respeitoso, em que os dois se SOMAM, em equilíbrio, harmonia e amor.
No nosso Treinamento Vivência Sistêmica, você tem todas as aulas, recursos, técnicas e suporte que você precisa para adquirir as habilidades práticas necessárias para reconquistar todo o amor que sempre sonhou, trazendo a cura para si mesma e para aqueles que você atende.
Fazendo a sua matrícula no Curso Constelação Familiar, ou na Pós-Graduação de Constelação, você ganha acesso, totalmente de graça, a este Treinamento Vivência Sistêmica, como um presente nosso para você se destacar completamente no mercado terapêutico.
Inscreva-se agora no Treinamento Vivência Sistêmica e dê um salto em direção a uma vida plena e conectada com sua essência ancestral. Seu futuro e o bem-estar dos seus relacionamentos dependem disso. Não deixe essa oportunidade passar!
Por último, lembre-se, este Treinamento é a chave para se tornar a terapeuta capacitada e realizada que você sempre sonhou. Não espere mais: a transformação começa agora!
Agora, se você ainda não está convencido de que isto é para você, clique aqui e converse agora mesmo com o nosso time de Atendimentos. Com certeza, eles terão todas as respostas para todas as dúvidas que você possa ter!
Se você deseja saber mais, a professora Giorgia explica mais sobre o assunto em nosso canal do Youtube: