Desde 1998 formando novos terapeutas Mais de 75 mil alunos formados Mais de 20 países atendidos Mais de 100 cursos disponíveis Há mais de 25 anos formando terapeutas

Encontre a harmonia no seu papel dentro da sua família: a Constelação Familiar e a paz interior

Se você clicou neste artigo, então quer dizer que você se identifica com uma dessas duas situações: ou já tem algum conhecimento sobre a Constelação Familiar e o seu potencial de transformação, ou pouco conhece essa técnica, mas quer aprender mais.

Bom, não importa, você está com sorte. Seja por um caso, seja por outro, nós temos uma ótima notícia para você: preparamos uma sequência de 3 artigos para te dar toda a base sobre a Constelação Familiar Sistêmica.

Dentro de pouco tempo, você vai entender, como cliente e como Terapeuta Constelador, como essa técnica atua sistemicamente em grupos, em questões pessoais, familiares, empresariais, e muitos outros.

E, como ponto de partida, nós sugerimos que você comece refletindo sobre essa pergunta: você já parou para pensar como mágoas acumuladas e traumas do passado, de antigas gerações da sua família, influenciam a sua vida hoje, no presente?

A verdade é que somos uma soma inconsciente de tudo aquilo que já passamos, e nossas frustrações, comportamentos, crenças e pensamentos, por piores que possam ser, podem ser ressignificados, quando usamos a Constelação Familiar.

Demais, não é?

E isso é só o começo!

“Constelação Familiar não é mágica. É uma chance de ver e aceitar o nosso lugar e nosso papel no nosso sistema familiar. Com a postura certa, nos auxilia a assumir a responsabilidade que nos pertence e assim tomar as atitudes necessárias para caminhar adiante.”

Bert Hellinger

Foto de Bert Hellinger
Foto de Bert Hellinger

Conheça as ideias de Bert Hellinger, o verdadeiro pai da Constelação Familiar 

Como sempre dizemos, ser Terapeuta, não é simplesmente conhecer as técnicas, é também saber aplicá-las na própria vida, com um conhecimento prático profundo…

Por isso, vale a pena entender os ‘porquês’, e não há ninguém melhor do que as próprias palavras de Bert Hellinger (1925-2019), o pai das Constelações, para te explicar o coração da Sistêmica Familiar:

⁠“Somente quando estamos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com a nossa origem e tomamos o nosso lugar, temos a força.” 

Faça um exercício, e pense nos seus pais. Quais as memórias que você tem deles? São boas, ou traumáticas? Dão saudade, ou desprezo?

Saiba que as suas respostas indicam muito sobre o seu curso de vida: quanto mais conflitos e desavenças no passado, sobretudo com a família, mais travas e inseguranças você tem na vida adulta.

Falta de confiança consigo mesmo, síndrome do Impostor, sentimento de falta de merecimento, necessidade de reafirmação, tudo isso são reflexos do que, um dia, aconteceu com você.

E essa é a beleza da Constelação Familiar: identificar exatamente quais são os eventos que desencadearam essas confusões, e ressignificá-los, te libertando das amarras do passado de uma vez por todas, com melhores relacionamentos e maior inteligência emocional e social.

As três leis familiares

Agora que já passamos por toda a contextualização teórica e pela base criada por Bert Bellinger, tudo vai ficar mais claro para você.

Quer ver?

Existem algumas leis, que são como direcionamentos para identificar a influência da Ancestralidade no passado de cada um, indicando quais os padrões de comportamento recebidos de cada um pelos seus antepassados, quais os membros com relações familiares rompidas, ou até mesmo quem foi excluído do Amor. 

1. Lei do Pertencimento

Todo membro familiar pertence ao seu sistema. Cabe ao Constelador identificar o integrante com seu espaço desrespeitado: quem tem sido rejeitado?

2. Lei da Ordem

Depois de assegurado o Pertencimento, cada um tem sua função. Dentro do Sistema, quem tem se eximido de sua função, e causador de desequilíbrio?

3. Lei do Equilíbrio

Há lugares assegurados e funções exclusivas a cada um. Mas, quem está acima? Ninguém. 

“Uma pessoa está em paz, quando todas as pessoas que pertencem a sua família tem um lugar em seu coração.” Bert Hellinger

E onde entra o Constelador?

Cabe ao Constelador identificar influências Sistêmicas Ancestrais e atuar no alívio dos problemas familiares. 

E é mais profundo do que parece… Como te dissemos, não é só conhecer a técnica, mas também ter consciência do seu papel como agente de transformação: famílias podem voltar a se reunir, membros excluídos podem voltar a ser acolhidos, e o amor pode voltar a reinar. Tudo depende do seu Chamado.

Está disposto a conhecer mais sobre a Constelação Familiar?

Fique de olho no nosso blog durante esse mês de março, e aproveite todos os nossos conteúdos sobre o assunto.

Mas se você quiser fazer a diferença…

Você precisa ser diferente, e estar disposto a dar passos que os outros não dão.

Pensando nisso, abrimos uma nova turma para a nossa Pós-Graduação em Constelação Sistêmica Familiar, com certificação pelo MEC, pensada justamente em pessoas como você, com um Chamado para transformação de almas, enquanto constrói o próprio sucesso, seja atuando na área da saúde, seja na judiciária: o nosso curso te dá tudo o que você precisa para ser um Constelador com competência e confiança.

Ficou interessado? >> É só clicar aqui e conhecer mais sobre a nossa grade curricular.<<

“Sofrer é muito mais fácil do que mudar. Para se tornar feliz, é preciso ter coragem.”

Como diria Bellinger, o caminho até a sua realização não é simples e exige coragem. Por isso, nós estamos aqui, confiando e investindo em você.

Te esperamos na Pós, futuro Constelador!

>> Quero conversar com um consultor da Faculdade e saber mais sobre a Pós-Graduação <<

Compartilhar:

Faculdade F3V

Autor e escritor