No Brasil, ninguém questiona a figura de um médico, ou o papel da medicina. Está doente? Vá ao médico, e ponto final. Mas, e se… pudéssemos prevenir e promover saúde, usando técnicas e recursos naturais?
Isso existe, e é inclusive regulamentado pelo SUS: são as famosas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). Dentro dessas práticas, estão inclusas a Constelação Familiar, o Reiki, Terapia de Florais, e outras tantas técnicas que sempre prezamos, aqui na Faculdade Terceira Visão F3V.
E, para te deixar a par de tudo do universo terapêutico, pensamos neste blog especialmente para você, que quer conhecer um pouquinho mais sobre as PICS, quais são as técnicas aplicadas e recomendadas pelo SUS, e como buscar a formação ou capacitação em cada uma delas.
Medicina convencional, ou práticas complementares?
Para aqueles que se adequaram às novas realidades da saúde, já é muito claro que não há espaço para discussões. As práticas complementares jamais buscaram substituir a medicina convencional. Ao contrário disso: as duas se complementam, sempre em nome da saúde das pessoas.
Hoje, o SUS já reconhece 29 procedimentos Integrativos e Complementares, disponibilizando de forma gratuita para a população, em prevenções de doenças, como depressão e hipertensão, e cuidados complementares, em algumas doenças crônicas.
E o panorama da situação tem melhorado cada vez mais. A cada ano que se passa, mais e mais profissionais capacitados e habilitados nas Práticas Integrativas e Complementares surgem no mercado, possibilitando que a população, desde a Atenção Básica em Saúde, nos Postos de Saúde, possam ter acesso a essas técnicas integrativas.
Bom, você deve imaginar o nosso orgulho nessa história, não é?
Há mais de uma década, nos esforçamos pela qualidade dos profissionais que formamos, entregando certificados para serem transformadores de almas, independentemente do local onde possam atuar.
No Brasil, onde, exatamente, as PICS são usadas?
Para sermos diretos, existem atualmente 9.350 estabelecimentos de saúde no país que oferecem as Práticas Integrativas, distribuídos em mais de 3 mil municípios, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras.
Mas a notícia, comparada com décadas atrás, é extremamente animadora: já somamos mais de 2 milhões de atendimentos das PICS nas Unidades Básicas de Saúde, dentre os quais 1 milhão inclui a Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura.
Conheça quais são as Práticas Complementares reconhecidas pelo SUS
Apiterapia
A apiterapia é uma prática terapêutica utilizada desde a antiguidade, mencionada inclusive por Hipócrates, o Pai da Medicina, e por textos chineses e egípcios. A técnica consiste em usar produtos derivados de abelhas – como apitoxinas, mel, pólen, geleia real, própolis – para promoção da saúde e fins terapêuticos. Totalmente natural.
Aromaterapia
Essa prática terapêutica secular utiliza propriedades dos óleos essenciais, como concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo, visando a promoção da saúde física e mental, o bem-estar e a higiene.
É uma prática multiprofissional, normalmente associada a algum outro tipo de tratamento, para potencializar ou acelerar os seus resultados.
Arteterapia
A arteterapia é a prática de usar a expressão artística e visual como elemento terapêutico na análise do consciente e do inconsciente da pessoa, buscando interligar os universos interno e externo do indivíduo, por meio, por exemplo, da simbologia presente nos desenhos ou pinturas feitas.
Favorecendo a saúde física e mental, essa prática utiliza instrumentos diversos da arte, como pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, e vários outros, sempre direcionando a arte como uma forma de comunicação entre profissional e paciente, a favor da saúde.
Ayurveda
De origem indiana, é considerado uma das mais antigas abordagens de cuidado do mundo e significa Ciência ou Conhecimento da Vida. É uma prática que busca interligar o corpo à alma e ao espírito, entendendo o corpo humano como uma composição de cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra – que compõem o organismo, os estados energéticos e emocionais e, em desequilíbrio, podem induzir o surgimento de doenças.
Os tratamentos ayurvédicos consideram a singularidade de cada pessoa, e utilizam técnicas de relaxamento, massagens, plantas medicinais, minerais, posturas corporais (ásanas), pranayamas (técnicas respiratórias), mudras (posições e exercícios) e cuidados dietéticos.
Para o ayurveda, indivíduo saudável é aquele que tem os doshas (humores) em equilíbrio, os dhatus (tecidos) com nutrição adequada, os malas (excreções) eliminados adequadamente, e apresenta uma alegria e satisfação na mente e espírito.
Biodança
A biodança é uma prática expressiva corporal que promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, visando restabelecer o equilíbrio afetivo e a renovação orgânica, necessários ao desenvolvimento humano, integrando a comunidade, diminuindo o estresse e trabalhando na comunicação interpessoal.
Incrível para a Atenção Básica em saúde, não é?
Bioenergética
Essa prática se baseia em uma visão diagnóstica que adota a psicoterapia corporal e os exercícios terapêuticos em grupos como estratégias básicas.
Bons exemplos de seu uso são o trabalho da verbalização, a educação corporal, o exercício da sincronização da respiração, sempre liberando as tensões do corpo e facilitando a expressão dos sentimentos.
Constelação familiar
Método psicoterapêutico de abordagem sistêmica que busca reconhecer a origem dos problemas ou alterações trazidas pelo usuário, seja em sua vida pessoal, seja nas suas relações familiares para.
Para isso, utiliza do conhecimento das forças que atuam no inconsciente familiar e das leis do relacionamento humano, buscando encontrar a ordem, o pertencimento e o equilíbrio, criando condições para que a pessoa reoriente o seu movimento em direção à cura e ao crescimento.
A constelação familiar é uma terapia desenvolvida nos anos 80, com alto respaldo científico, que pode ser feita em grupo, durante workshops, ou em atendimentos individuais.
Cromoterapia
Essa prática terapêutica utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo.
Dança circular
Prática expressiva corporal, ancestral e profunda, geralmente realizada em grupos, utiliza a dança de roda – tradicional e contemporânea –, o canto e o ritmo para favorecer a aprendizagem e a interconexão harmoniosa entre as pessoas, promovendo uma integração humana rica e significativa.
Visando o bem-estar físico, mental, emocional e social, as pessoas dançam juntas, em círculos, acompanhando com cantos e movimentos de mãos e braços, aos poucos internalizando os movimentos, liberando mente e coração, corpo e espírito.
Geoterapia
A geoterapia é uma técnica terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, com objetivo de amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais por meio dos diferentes tipos de energia e propriedades químicas desses elementos.
A geoterapia facilita o contato com o Eu Interior e trabalha terapeuticamente as zonas reflexológicas, desencadeando um processo dinâmico e vitalizador capaz de beneficiar o corpo humano.
Hipnoterapia
Conjunto de técnicas que, por meio de intenso relaxamento, concentração e foco, induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado, permitindo alterar uma ampla gama de condições ou comportamentos indesejados, como medos, fobias, insônia, depressão, angústia, estresse, dores crônicas.
Pode favorecer o autoconhecimento e, em combinação com outras formas de terapia, auxilia no combate de uma série de problemas.
Homeopatia
Homeopatia é uma abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista que vê a pessoa como um todo, não em partes, cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentação no homem sadio; e o uso da ultra diluição de medicamentos.
Envolve tratamentos com base em sintomas específicos de cada indivíduo e utiliza substâncias altamente diluídas que buscam desencadear o sistema de cura natural do corpo.
Vale dizer, inclusive, que os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).
Imposição de mãos
Essa prática terapêutica implica um esforço meditativo para a transferência de energia vital (Qi, prana) por meio das mãos com intuito de reestabelecer o equilíbrio do campo energético humano, auxiliando no processo saúde-doença.
Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde
Abordagem terapêutica integral que integra as teorias e práticas da medicina moderna com conceitos específicos que avaliam o ser humano a partir da de aplicações externas, banhos terapêuticos, terapias físicas, arteterapia, aconselhamento biográfico
Fundamenta-se em um entendimento espiritual-científico do ser humano que considera bem-estar e doença como eventos ligados ao corpo, mente e espírito do indivíduo, realizando abordagem holística com foco em fatores que sustentam a saúde por meio de reforço da fisiologia do paciente e da individualidade, ao invés de apenas tratar os fatores que causam a doença.
Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura:
A medicina tradicional chinesa é uma abordagem terapêutica milenar, respaldada na teoria do yin-yang e na teoria dos cinco elementos como bases fundamentais para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo.
Visa tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade, utilizando como procedimentos diagnósticos a palpação do pulso, inspeção da língua e da face, entre outros; e, como procedimentos terapêuticos, acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, plantas medicinais, práticas corporais e mentais, dietoterapia chinesa.
A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas metálicas, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças.
Meditação
Essa dispensa grandes apresentações: é a queridinha de muitos.
Basicamente, consiste em treinar a focalização da atenção, a diminuição do pensamento repetitivo e priorizando a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior.
Não há quem possa negar… Ela facilita (e muito) o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; além de aprimorar as relações interpessoais.
Musicoterapia
Prática expressiva integrativa conduzida em grupo ou de forma individualizada, que utiliza a música e/ou seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – num processo facilitador e promotor da comunicação, da relação, da aprendizagem, da mobilização, da expressão, da organização, entre outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo.
Naturopatia
A naturopatia adota visão ampliada e multidimensional do processo vida-saúde-doença e utiliza um conjunto de métodos e recursos naturais no cuidado e na atenção à saúde.
Osteopatia
Essa prática adota uma abordagem integral no cuidado em saúde e utiliza várias técnicas manuais para auxiliar no tratamento de doenças, entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações), do stretching, dos tratamentos para a disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM), e da mobilidade para vísceras.
Plantas medicinais – fitoterapia
As plantas medicinais contemplam espécies vegetais, cultivadas ou não, administradas por qualquer forma, que exercem ação terapêutica.
Devem ser utilizadas de forma racional, pela possibilidade de apresentar interações, efeitos adversos e contraindicações.
Quiropraxia
A quiropraxia tem ganhado fama nos últimos anos. Nada mais é do que o uso de técnicas que buscam a correção e o realinhamento da coluna vertebral, diminuindo dores e riscos de lesão.
Reflexoterapia
A reflexoterapia é uma prática terapêutica que utiliza estímulos em áreas reflexas – os microssistemas e pontos reflexos do corpo existentes nos pés, mãos e orelhas – para auxiliar na eliminação de toxinas, na sedação da dor e no relaxamento.
Parte do princípio que o corpo se encontra atravessado por meridianos que o dividem em diferentes regiões, as quais têm o seu reflexo, principalmente nos pés ou nas mãos, e permitem, quando massageados, a reativação da homeostase e do equilíbrio nas regiões com algum tipo de bloqueio.
Reiki
Outra técnica que dispensa grandes apresentações, e que nossos alunos dominam.
O Reiki se baseia na imposição das mãos para canalização da energia vital, visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental.
Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital.
Shantala
O Shantala é uma prática terapêutica que consiste na manipulação (massagem) para bebês e crianças pelos próprios pais, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo entre eles.
Além disso, promove o alongamento dos membros e da ativação da circulação, visando uma saúde integral, que harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático; também estimulando as articulações e a musculatura, assim auxiliando significativamente o desenvolvimento motor da criança.
Terapia Comunitária Integrativa
Essa é uma prática terapêutica coletiva que atua em espaço aberto e envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias para promoção da vida e mobilização dos recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades.
Nela, o saber produzido pela experiência de vida de cada um e o conhecimento tradicional são elementos fundamentais na construção de laços sociais, apoio emocional, troca de experiências e diminuição do isolamento social.
Atua como instrumento de promoção da saúde e autonomia do cidadão.
Terapia de florais
Prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais.
Termalismo social/crenoterapia
Essa prática terapêutica vem desde os povos que habitavam nas cavernas. Consiste no uso da água com propriedades físicas, térmicas, radioativas e outras – e eventualmente submetida a ações hidromecânicas – como agente em tratamentos de saúde.
A eficiência do termalismo no tratamento de saúde está associada à composição química da água, à forma de aplicação (banho, sauna etc.) e à sua temperatura.
Yoga
Prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação.
Apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.
Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica e muitos outros.
São várias à sua disposição. Mas, como se capacitar?
Nós sabemos que, dentre tantas técnicas tão benéficas e acolhedoras, fica difícil escolher uma preferida. Mas uma coisa é fato: todas elas têm sentido um grande aumento de procura, e a população, cada vez mais, tem buscado prevenir as doenças, antes que algo de mal aconteça.
E é aí que entram os Terapeutas. Aqui na Faculdade Terceira Visão, nós preparamos nossos alunos para a vida, para o atendimento. O estudante se forma apto, confiante, e com a certificação necessária para atuar no Sistema Único de Saúde.
E mais: nossos alunos não são só bons profissionais, são bons seres humanos, prontos para entregar tudo de sua alma para curar outras almas. Eles não querem só curar corpos, querem transformar vidas.
>> Ficou interessado? É só clicar aqui e conversar agora mesmo com um dos nossos atendentes! <<
Dentre extensões universitárias, cursos de formação e pós-graduações, nós, com certeza, temos as ferramentas que você busca para aprender a Prática Complementar que tanto deseja.
O mercado terapêutico precisa de você, seus futuros clientes precisam de você. Tome hoje a decisão que te trará prosperidade e realização para a vida toda.
Te esperamos do outro lado, futuro terapeuta!